Em agosto do ano passado, a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) procurou a Unopar para formar uma parceria com o intuito de ajudar a Comunidade de Guairacá. Ela vive basicamente da produção e comercialização da vassoura de palha. Este projeto se referia ao lançamento da primeira vassoura de palha ecologicamente correta, sendo a primeira também a ter uma marca, um posicionamento e uma identidade visual. Os professores, juntamente com a coordenação, decidiram passar este projeto para os alunos do 5º semestre de Marketing e Propaganda para desenvolverem a pesquisa de mercado, as estratégias, o planejamento de campanha e as peças publicitárias.
Em setembro de 2010 os alunos do 5º semestre e os professores fizeram a primeira visita à comunidade de Guairacá para realizar o briefing e conhecer a produção do produto.
Durante o semestre passado o projeto foi desenvolvido e apresentado. Neste semestre, ele entrará em execução.
No dia 12 de março, os alunos que agora estão no 6º semestre, voltaram a Guairacá para fazer o feedback aos agricultores da região. Algumas das estratégias de comunicação já estão sendo colocadas em prática como é o caso do stand que será montado na Exposição Agropecuária de Londrina no espaço separado pela Emater. Essa ação terá como objetivo divulgar o produto para que os consumidores comecem a se familiarizar com a primeira vassoura de palha a ter uma marca no mercado.
Aos poucos, as ações, primeiramente planejadas, serão executadas. Vale a pena ressaltar que as parcerias que a Unopar tem formado são de grande importância para o crescimento da universidade e que também são de cunho social.
Mayara Schiavinato
Nenhum comentário:
Postar um comentário