7 de maio de 2011

Marketing e Propaganda agora é Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing

Na ultima década o Ensino Superior no Brasil teve um crescimento acelerado, se multiplicando. Hoje temos aproximadamente seis milhões de estudantes no ensino superior distribuídos em um pouco mais de vinte seis mil cursos. Este crescimento na educação formal representa um avanço nas conquistas de toda a população, contribuindo para o progresso na qualidade social e econômica do nosso país.
Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), para assegurar o crescimento e o desenvolvimento da educação brasileira decidiu corrigir algumas “assimetrias” hoje encontradas. A primeira seria o desequilíbrio nas ofertas de vagas, ou seja, excesso de vagas em alguns cursos e falta em outros. A segunda assimetria a ser corrigida, se refere as inúmeras variações de denominações aos vinte e seis mil cursos existentes atualmente, dentre essas existem cinco mil diferentes nomenclaturas que muitas vezes possuem o mesmo perfil formativo. Com base nesses desacertos, jovens, pais, empregadores e a sociedade em geral, identificaram que o sistema de avaliação de qualidade, juntamente com as diferentes nomenclaturas dificulta o enquadramento desses cursos no sistema de avaliação do MEC, havendo possibilidades de instituições burlarem os critérios estabelecidos.
Sendo assim, o Ministério da Educação e Cultura criou um documento chamado “REFERENCIAIS CURCURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA”, que compõe uma das ações de sintonia da educação superior às demandas sociais e econômicas, sistematizando denominações e descritivos, identificando as efetivas formações de nível superior no Brasil. A cada perfil de formação, associa-se uma única denominação e vice-versa, firmando uma identidade para cada curso. Por exemplo, Engenharia Elétrica, Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica e Elétrica Industrial passam a ser somente Engenharia Elétrica.
Atendendo as solicitações do MEC, e considerando a Tabela de Conversão de Nomenclaturas, a UNOPAR realizou a troca de nomenclaturas do curso de Marketing & Propaganda para Publicidade & Propaganda. Foram realizadas as adaptações necessárias ao projeto pedagógico, acrescentando disciplinas da área de comunicação às já existentes. Observa-se, que a ênfase em Marketing foi mantida, pois se trata da identidade do curso, consolidada por meio de projeto pedagógico orientado às demandas regionais a partir da sólida integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
O curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing da UNOPAR oferece uma ampla formação, indo além do que é encontrado habitualmente nos cursos oferecidos por outras instituições. Seu programa proporciona uma bagagem acadêmica, profissional, cultural e ética que permite a seus alunos pleitearem as melhores vagas em agências de propaganda, empresas de destaque no mundo corporativo, veículos de comunicação, consultorias, institutos de pesquisa, agências de eventos e prestadores de serviços como gráficas, produtoras de áudio e vídeo.
“Embora saibamos que toda mudança pode gerar alguma resistência ou ansiedade, na prática a transição do nome do curso foi bastante tranquila por parte de docentes e discentes, os quais compreenderam tratar-se de uma solicitação do Ministério da Educação que não implicou em mudanças radicais na proposta pedagógica do curso. Por outro lado, percebemos que a atratividade do curso aumentou em função de que muitas pessoas não tinham compreensão do que seria o teor do Curso de Marketing e Propaganda, sendo que o nome Publicidade e Propaganda demonstrou ser mais esclarecedor, refletindo melhor nossa proposta pedagógica”, explica Professora e Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing Flávia Frutos.

Glaucia Delgado

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