A Internet no mundo do Marketing e da Propaganda
Com as facilidades da internet conseguimos divulgar um produto, fazendo com que muitas pessoas o conheçam em poucos minutos, avaliando logo em seguida até mesmo o que elas estão achando do produto, da propaganda e o que elas realmente esperam de uma determinada empresa, como exemplo podemos utilizar a empresa Elmachips, fabricante do salgado Doritos, que premiou integrantes de um site de relacionamento que pediam Doritos de 5 Kg, na promoção, amantes do salgadinho, receberam em casa o pacote de salgado tão esperado e pedido.
Mas a internet da mesma forma que pode ser uma grande aliada, também pode levar ao conhecimento de muitos um planejamento incorreto, uma propaganda mal elaborada ou qualquer tipo de erro que podem em questão de segundos denegrirem a imagem da empresa.
No ano passado, a empresa Mars responsável pelo chocolate Twix, divulgou que aconteceria uma chuva de chocolates Twix, onde seriam distribuídos 16.000 chocolates em apenas dois minutos, o evento reuniu 4.000 consumidores, em um espaço para 2.000 pessoas, deixando a outra metade de fora do evento, como se não bastasse esse constrangimento, o que era para ser uma chuva de chocolates, se tornou chuva de papel picado, com alguns chocolates, pois o chocolate Twix nessa ação foi escasso.
Comerciais de TV, também caem na rede e recebem criticas dos internautas, pois as empresas sem o mínimo de cuidado, acabam se contradizendo, é o caso da Reckitt, a empresa responsável pelo lançamento do Harpic Bloco Higiênico, que enfatizou em seus comerciais, o quão é desagradável colocar as mãos no cesto higiênico, e que com o Harpic isso não aconteceria, pois era desnecessária a utilização de cesto, muito interessante para quem cuida do lar, porém logo em seguida, a empresa já com reconhecimento pela inovação, resolveu estender a linha e lançou o produto Harpic Max, onde foi enfatizado que o produto possuía o triplo do tamanho, com maior poder de limpeza e com mais perfume, o que a empresa acabou descuidando é que a ênfase do Harpic, da mesma linha, era que não utilizava cesto higiênico no vaso sanitário, e já no Harpic Max, produto que é 3 vezes maior, possui cesto sanitário, fazendo o consumidor questiona: Usa ou não o cesto higiênico?
Erros são cometidos por todos e há todo momento, porém, no mundo do Marketing e da Propaganda, um pequeno erro pode destruir toda uma carreira profissional.
Então para todos os futuros profissionais e profissionais da área, ficam os exemplos de erros de profissionais que não se atentaram a detalhes, que não ficaram submersos e com a internet são destacados e apontados ainda mais pelos consumidores, que estão atentos a tudo que acontece na rede e fora dela.
Débora Formigoni
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