17 de março de 2010

Redes Sociais: oportunidades para o Marketing de relacionamento

No Brasil, existem 46,7 milhões de internautas, segundo dados do Ibope Nielsen Online de agosto deste ano. Hoje, a rede já atinge aproximadamente 40% da população, enquanto os meios tradicionais apresentam crescimento moderado ou declínio dados desta pesquisa indicam que os brasileiros passam mais tempo on-line do que vendo televisão. Este cenário tende a se expandir: a média de crescimento da internet por aqui é de 22% ao ano.

Acompanhando esta evolução surgiram diversas formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus grupos de interesses mútuos, as redes sociais. A rede social é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados.

Não há duvidas que as redes sociais podem ajudar uma marca a se relacionar e conhecer melhor seu consumidor de forma mais clara e eficiente. Muitas empresas já se anteciparam a esta tendência e estão em espaços virtuais como blogs e sites de relacionamento como o Orkut e o Facebook, além do microblog Twitter. Estes canais para as empresas são base para relacionamento, pesquisa, promoção e podem ajudar de diversas formas em termos de estratégia de Marketing.

Hoje, não há internauta que compre um produto sem antes fazer uma pesquisa no Google ou em fóruns e comunidades relacionadas à marca ou à categoria de interesse. São também as redes sociais que esses consumidores procuram quando desejam reclamar, criando comunidades como “Eu odeio a ....” ou site como o Reclame aqui onde o consumidor insatisfeito deixam o seu protesto quando não teve suas reclamações atendidas, “As pessoas que estão nas redes sociais procuram muito mais se relacionar, obter informações. Elas querem conversar”, aponta o profissional Alessandro Barbosa Lima (foto), CEO da E.life em entrevista ao Mundo do Marketing, site de referência para a aréa de marketing.

As empresas que querem colocar sua marca neste mundo devem primeiramente monitorar e avaliar, é necessário que se levantem dados quantitativos e depois informações qualitativas e conclusivas a respeito de seus consumidores na internet somente a partir deste trabalho, as empresas são capazes de saber onde o consumidor fala da marca e se os pontos de contato tradicionais estão funcionando ou falhando para depois realizar a etapa de criar pontos de contato e ativá-los na internet.

As empresas devem entender a natureza dessas mídias, os usuários buscam aquilo que fala a sua língua, não adianta encher uma pagina de termos técnicos sem que todos saibam o que está escrito ali, em uma atmosfera de desconfiança os internautas tendem a ignorar as mensagens corporativas ou muito tradicional”, disse Manzano da Microsoft Advertising, focar na simplicidade e na criatividade das campanhas pode ser uma boa saída.

Por Liziane Teixeira
Fontes e sites de referência

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