Sertanejo Universitário, Tendência ou Modismo
O sertanejo universitário invadiu o Brasil, Depois do rock, do emo, da micareta, do pagode, do forró universitário, agora estamos no auge do sucesso do momento.
O Sertanejo Universitário
Para alguns críticos de música, esse gênero é modismo, logo será substituído. Já para outros, o sertanejo universitário irá perdurar e ganhar cada vez mais espaço. O estilo fez a cabeça de jovens de todas as idades. Com letras animadas, que falam de amor à balada, o ritmo coloca todo mundo pra dançar a diferença está no próprio estilo, já que muitas das músicas do sertanejo universitário são regravações de canções antigas com arranjos atuais e mais animados. Já as novas canções, as inéditas, falam muito da vida urbana, de amores, da maneira como a galera curte a balada. Mas a música de raiz também ainda tem espaço.
Antes, quem curtia o sertanejo geralmente procurava se vestir conforme este estereótipo, ou seja, calça apertada, bota, cinturão, camisa xadrez e chapéu. Essa maneira de se vestir não desapareceu, mas surgiu uma nova. Atualmente, e antes de surgir o termo universitário, quem curte o sertanejo não se veste exatamente assim, e sim com calça e camisa de marca, geralmente boné e tênis e as meninas com vestidos de modinha.
A melhores e maiores festas nesse estilo são recorde de publico por todo o Brasil, a que se evidência é a festa de Barretos que reúne mais de 100 mil pessoas.
Com características caipiras ,moda de viola, acordeons,tom grave ao cantar é o estilo ou a melhor tendência que veio pra ficar deixando pra traz grande nomes de renome nacional como: Bruno e Marrone, Daniel, Zezé di Camargo e Luciano.
O destaque da musica Sertaneja estão entre eles:
João Bosco e Vinicius
Precursora do sertanejo universitário, a dupla revelação de 2008 ,João Bosco & Vinícius, ambos com 27 anos, está prestes a receber seu primeiro disco de platina (o equivalente a 150 mil cópias vendidas) pelo CD e DVD Acústico pelo Brasil.
Orgulhosos por terem inovado na música sertaneja com a introdução de novos ritmos e batidas, tornando o gênero mais pop, eles garantem que o rótulo de sertanejo universitário.
Jorge e Mateus
Atualmente o sucesso no momento eles arrastam uma multidão de pessoas por onde passam. Seus shows são realizados com ingressos esgotados .
O novo CD/ DVD “O Mundo É Tão Pequeno” já lhes rendeu disco de ouro.
Fernando e Sorocaba
Na estrada há três anos, Fernando & Sorocaba de timbre diferenciado e inconfundível se destacam no meio também por incluírem em suas composições instrumentos pouco convencionais no sertanejo como a gaita e embalado pelos hits “Bala de Prata” e “Paga Pau”, campeões de execução nas rádios de todo o Brasil, Fernando & Sorocaba prepara o lançamento do primeiro DVD da carreira da dupla. Com 12 faixas, o novo trabalho conta com a participação especial da dupla João Neto & Frederico, na música “Delegada”. o violino. A discografia dos músicos conta com dois discos: “Bala de Prata” (2008) e “Vendaval” (2009).
Maria Cecília e Rodofo
Em dois anos, a dupla gravou o dois CDs e o primeiro DVD. Para o ano que vem, esses jovens talentos prometem novidades aos fãs: o lançamento do segundo DVD estão nos planos de Maria Cecília & Rodolfo.
Dupla está em 2º lugar no Sertanejo 2010.
E mais, Luan Santana, Victor & Leo, João Neto e Frederico, Hugo Pena e Gabriel, Zé Henrique e Gabriel, Hugo e Tiago, César Menotti e Fabiano, Marcos e Belutti, Hugo Pena e Gabriel, Luiz Cláudio & Giuliano, João Carreiro e Capataz são os Grande nomes da música Sertaneja Universitária.
Por Gisele Mendes & Lucas Pedroso de Oliveira