23 de abril de 2010

Jingleando

A elaboração de uma música de acordo com o perfil do público-alvo, adequada ao veículo de comunicação e somada a uma boa "letra" dará animação e movimento ao produto/serviço do seu anunciante, melhorando assim a assimilação da mensagem transmitida. Uma melodia bem trabalhada é capaz de otimizar a principal mensagem, como slogan ou o próprio nome da empresa. O jingle é capaz de dar personalidade ao produto. É fácil lembrar-se de anunciantes como bancos, lojas de roupas, bebidas, brinquedos e redes de fast food que possuem marcas fortes na cabeça das pessoas, criando uma ligação afetiva entre o ouvinte e o produto/marca.

O termo jingle vem do inglês e significa tinir, retinir, soar. Na linguagem publicitária, entretanto, é definido como uma composição musical e verbal (15 a 30 segundos, às vezes mais, contendo as características de uma canção). O primeiro registro histórico sobre jingle no Brasil data de 1882. Foi elaborado para um medicamento destinado à digestão. Após a chegada do fonógrafo, surgiram as primeiras gravações. Mas, isso só ocorreria em 1935, com o jingle da Colgate Palmolive, gravado em vinil por Gilberto Martins.

Foi com o rádio que os jingles se institucionalizaram como forma-padrão da publicidade. Isto se deve em muito aos programas de rádio, onde os textos publicitários eram cantados de improviso. Um programa que em especial deu grande impulso à produção dos jingles no país, devido à qualidade técnica de seus redatores, era o programa Casé, na Rádio Philips.

A publicidade auditiva no Brasil obteve crescimento em 1932, quando o então Presidente Getúlio Vargas autorizou a publicidade em rádio. Desde então muitas peças foram criadas e classificadas de acordo com suas características. A propaganda faz uso de todos os sentidos para atingir seus objetivos. É assim com a visão, o olfato, o tato, o paladar, e não seria diferente com a audição.

Se você tem curiosidade ou saudades de alguns jingles, o site Clube do Jingle disponibiliza mais de 3.000 peças de jingles antigos e atuais. O site também traz a história da propaganda e é atualizado toda semana: www.clubedojingle.com.br.

Tauana Tremmel

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