23 de abril de 2010

iPad: Oportunidade para desenvolver inovações


iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco.
O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um notebook e um smartphone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone e é voltado para o público leigo, devido ao tipo de interface oferecido.
O exagero que cerca o momento de venda inicial é oriundo principalmente pelas matérias de sites de tecnologia que tratam da novidade como os  Paparazzi que cercam as celebridades. O popular site  Mashable, por exemplo, colocou fotos das pessoas saindo da loja da Apple em Nova York. Pode?
Independentemente desses exageros, acredito que o iPad se apresenta como um verdadeiro espaço de inovação. O sistema operacional do iPhone será usado no iPad e as aplicações para esse telefone são suficientes para mostrar o quanto é possível desenvolver programas que incorporem novas funcionalidades de interação humano-computador. Os desenvolvedores de software para iPhone ainda tinham uma frustração: a tela do celular que é muito pequena. Por mais que as inovações estejam presentes e a interação agradável, ainda faltava espaço. Não falta mais. Esse espaço vem no iPad.
Alem de ser um equipamento projetado para não especialistas em computadores, o iPad vai abrir espaço para aplicações de lazer com a interação multi-toque típica do iPhone. Percebam que no iPad será possível ter dez pontos de interação multi-toque. Ou seja, o usuário pode interagir com as duas mãos ao mesmo tempo na tela do iPad. Só isso abre uma enorme gama de possibilidades de aplicações inovadoras.

Vasco Furtado / Lucas Pedroso de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário