Realmente o Marketing veio para ficar. A filosofia de negócios voltada para as necessidades e desejos dos consumidores se tornou uma das primeiras, e talvez, a mais importante ferramenta do mundo dos negócios.
Por caracterizar conceitos amplos e adaptáveis, as ações de marketing tornaram-se comuns a todos os públicos e mercados. Produto, preço, ponto e promoção, propostos pelo professor McCarthy, da Michigan State University, no livro Basic Marketing: a managerial approach, de 1960, ganharam o mundo.
Aqui no Brasil, temos visto casos de sucesso envolvendo grandes empresas. Mas poucos esperavam por ações mercadológicas tão bem desenvolvidas por clubes de futebol. Produto, preço, ponto e promoção tornaram-se fundamentais para estimular a freqüência nos estádios, bem como acirrar a competitividade entre grandes clubes de futebol.
O mais atual e em evidência nos diversos meios é o Sport Clube Corinthians Paulista. Após cair para a segunda divisão e ser vítima de uma administração inadequada, a mudança em seu elenco administrativo foi fundamental para o retorno à primeira divisão dos grandes clubes paulistas.
Além da reestruturação hierárquica incluindo presidentes, diretores e gerentes esportivos, o conceito de Marketing Esportivo se apresentou de várias formas. Camisetas estampadas com os slogans "Eu nunca vou te abandonar porque eu sou Corinthians"; "Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amor" ou "Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Corinthians" grito motivacional que reafirma a essência da marca, fazem juz aos resultados que o clube vem alcançando.
Outras estrategias de marketing foram utilizadas para a surpreza dos torcedores e do publico em geral, além da realização de eventos em parcerias com clubes rivais, ações publicitárias pedindo paz nos estádios, mensagens no celular, TV Timão e uso pesado da internet, a contratação do jogador Ronaldo, conhecido como "Fenômeno", foi decisiva para o fortalecimento da marca e da empresa Corinthiana.
Uma vida de lutas, conquistas, sofrimento e superação, caracterizam o target do Clube AlveNegro. A vendagem de camisetas foi um sucesso, até mesmo torcedores de outros times se pronunciaram na mídia televisiva, mostrando sua satisfação pela superação do "Fenômeno".
Talvez o foco não esteja em apenas descobrir as necessidades ou desejos dos consumidores, mas ir além, fazê-los FELIZES.
Essa proposta mercadológica tem sido muito útil e gerado excelentes resultados por parte daqueles que a tem aplicado. Basta olhar o sorriso estampado nesse "Bando de loucos", e a melhora contínua dos resultados financeiros da instituição.
Rafael Alves Leal e Alan Campos