26 de abril de 2010

Marketing Esportivo - Corinthians

Realmente o Marketing veio para ficar. A filosofia de negócios voltada para as necessidades e desejos dos consumidores se tornou uma das primeiras, e talvez, a mais importante ferramenta do mundo dos negócios.

Por caracterizar conceitos amplos e adaptáveis, as ações de marketing tornaram-se comuns a todos os públicos e mercados. Produto, preço, ponto e promoção, propostos pelo professor McCarthy, da Michigan State University, no livro Basic Marketing: a managerial approach, de 1960, ganharam o mundo.

Aqui no Brasil, temos visto casos de sucesso envolvendo grandes empresas. Mas poucos esperavam por ações mercadológicas tão bem desenvolvidas por clubes de futebol. Produto, preço, ponto e promoção tornaram-se fundamentais para estimular a freqüência nos estádios, bem como acirrar a competitividade entre grandes clubes de futebol.

O mais atual e em evidência nos diversos meios é o Sport Clube Corinthians Paulista. Após cair para a segunda divisão e ser vítima de uma administração inadequada, a mudança em seu elenco administrativo foi fundamental para o retorno à primeira divisão dos grandes clubes paulistas.

Além da reestruturação hierárquica incluindo presidentes, diretores e gerentes esportivos, o conceito de Marketing Esportivo se apresentou de várias formas. Camisetas estampadas com os slogans "Eu nunca vou te abandonar porque eu sou Corinthians"; "Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amor" ou "Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Corinthians" grito motivacional que reafirma a essência da marca, fazem juz aos resultados que o clube vem alcançando.

Outras estrategias de marketing foram utilizadas para a surpreza dos torcedores e do publico em geral, além da realização de eventos em parcerias com clubes rivais, ações publicitárias pedindo paz nos estádios, mensagens no celular, TV Timão e uso pesado da internet, a contratação do jogador Ronaldo, conhecido como "Fenômeno", foi decisiva para o fortalecimento da marca e da empresa Corinthiana.

Uma vida de lutas, conquistas, sofrimento e superação, caracterizam o target do Clube AlveNegro. A vendagem de camisetas foi um sucesso, até mesmo torcedores de outros times se pronunciaram na mídia televisiva, mostrando sua satisfação pela superação do "Fenômeno".

Talvez o foco não esteja em apenas descobrir as necessidades ou desejos dos consumidores, mas ir além, fazê-los FELIZES.

Essa proposta mercadológica tem sido muito útil e gerado excelentes resultados por parte daqueles que a tem aplicado.  Basta olhar o sorriso estampado nesse "Bando de loucos", e a melhora contínua dos resultados financeiros da instituição.

Rafael Alves Leal e Alan Campos
Gillette - Patrocinadora da seleção Brasileira


Dez entre 10 pessoas vão citar a Copa do Mundo como o grande evento esportivo do ano. Mas nem todas as marcas possuem a verba necessária para se associar a este torneio. Sendo assim, resta às empresas buscarem outras formas de conquistar o consumidor com uma jogada de Marketing desconcertante que faça a concorrência tremer e o comprador lembrar-se dela como um golaço na final.

A Gillette fez isso. Ao patrocinar a Seleção Brasileira, automaticamente a marca será vista por todo o mundo. Desta forma, é possível comunicar-se com o consumidor de forma emocional, e é o que a Gillette vem fazendo há mais de 100 anos ao investir em Marketing esportivo. A CBF e a Gillette assinaram um acordo de patrocínio da Seleção Brasileira. O contrato terá duração de 14 meses, período que inclui a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2010, ambas na África do Sul.

Além de aumentar as vendas, outro golaço das marcas que investem no futebol neste período são os benefícios que podem ser percebidos ao estar associado a um evento deste porte. Além de toda a visibilidade gerada e a exposição da marca em todos os meios de comunicação, a Gillette sabe que estará mais perto dos brasileiros.

Além da seleção masculina principal, o patrocínio engloba ainda as seleções masculinas Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17 e Seleção Feminina.

A Gillette terá direito a utilizar mundialmente o título de "Patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol", usar logomarcas em matérias promocionais nos estádios em partidas oficiais, incluir a parceria em embalagens e veículos de mídia, além de promover ações promocionais e de publicidade junto ao público, fazendo associação da Seleção a seus produtos e serviços.

A Gillette sempre esteve muito ligada à prática de esportes. “A Seleção Brasileira é referência em todo o mundo quando o assunto é futebol, por isso, para a marca, aliar-se a esse time é apoiar uma das mais autênticas manifestações da cultura popular brasileira”, afirma José Cirilo, diretor de marketing da Gillette.

Sempre muito ligada a atletas e à pratica de atividades esportivas, Gillette Mach3, atualmente, tem como seus embaixadores mundiais três grandes campeões: Tiger Woods, Roger Federer, Thierry Henry e, também, Kaká para a América Latina. Ainda sob a assinatura da linha Gillette Mach3, a companhia patrocina a Seleção Brasileira de Beach Soccer, além de outros eventos esportivos, como torneios de golfe, de tênis e regatas.

Rafael Alves Leal de Oliveira.

23 de abril de 2010

Jingleando

A elaboração de uma música de acordo com o perfil do público-alvo, adequada ao veículo de comunicação e somada a uma boa "letra" dará animação e movimento ao produto/serviço do seu anunciante, melhorando assim a assimilação da mensagem transmitida. Uma melodia bem trabalhada é capaz de otimizar a principal mensagem, como slogan ou o próprio nome da empresa. O jingle é capaz de dar personalidade ao produto. É fácil lembrar-se de anunciantes como bancos, lojas de roupas, bebidas, brinquedos e redes de fast food que possuem marcas fortes na cabeça das pessoas, criando uma ligação afetiva entre o ouvinte e o produto/marca.

O termo jingle vem do inglês e significa tinir, retinir, soar. Na linguagem publicitária, entretanto, é definido como uma composição musical e verbal (15 a 30 segundos, às vezes mais, contendo as características de uma canção). O primeiro registro histórico sobre jingle no Brasil data de 1882. Foi elaborado para um medicamento destinado à digestão. Após a chegada do fonógrafo, surgiram as primeiras gravações. Mas, isso só ocorreria em 1935, com o jingle da Colgate Palmolive, gravado em vinil por Gilberto Martins.

Foi com o rádio que os jingles se institucionalizaram como forma-padrão da publicidade. Isto se deve em muito aos programas de rádio, onde os textos publicitários eram cantados de improviso. Um programa que em especial deu grande impulso à produção dos jingles no país, devido à qualidade técnica de seus redatores, era o programa Casé, na Rádio Philips.

A publicidade auditiva no Brasil obteve crescimento em 1932, quando o então Presidente Getúlio Vargas autorizou a publicidade em rádio. Desde então muitas peças foram criadas e classificadas de acordo com suas características. A propaganda faz uso de todos os sentidos para atingir seus objetivos. É assim com a visão, o olfato, o tato, o paladar, e não seria diferente com a audição.

Se você tem curiosidade ou saudades de alguns jingles, o site Clube do Jingle disponibiliza mais de 3.000 peças de jingles antigos e atuais. O site também traz a história da propaganda e é atualizado toda semana: www.clubedojingle.com.br.

Tauana Tremmel
iPad: Oportunidade para desenvolver inovações


iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco.
O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um notebook e um smartphone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone e é voltado para o público leigo, devido ao tipo de interface oferecido.
O exagero que cerca o momento de venda inicial é oriundo principalmente pelas matérias de sites de tecnologia que tratam da novidade como os  Paparazzi que cercam as celebridades. O popular site  Mashable, por exemplo, colocou fotos das pessoas saindo da loja da Apple em Nova York. Pode?
Independentemente desses exageros, acredito que o iPad se apresenta como um verdadeiro espaço de inovação. O sistema operacional do iPhone será usado no iPad e as aplicações para esse telefone são suficientes para mostrar o quanto é possível desenvolver programas que incorporem novas funcionalidades de interação humano-computador. Os desenvolvedores de software para iPhone ainda tinham uma frustração: a tela do celular que é muito pequena. Por mais que as inovações estejam presentes e a interação agradável, ainda faltava espaço. Não falta mais. Esse espaço vem no iPad.
Alem de ser um equipamento projetado para não especialistas em computadores, o iPad vai abrir espaço para aplicações de lazer com a interação multi-toque típica do iPhone. Percebam que no iPad será possível ter dez pontos de interação multi-toque. Ou seja, o usuário pode interagir com as duas mãos ao mesmo tempo na tela do iPad. Só isso abre uma enorme gama de possibilidades de aplicações inovadoras.

Vasco Furtado / Lucas Pedroso de Oliveira

16 de abril de 2010

Campanha Influenza A (H1N1) Prevenção


Gripe. Quanto mais prevenção, mais proteção – essa é a mensagem da campanha informativa sobre a influenza A (H1N1) que será lançada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene, principalmente para se prevenir da gripe pandêmica. É fundamental que as pessoas mantenham as medidas de higiene pessoal para evitar a infecção pelo vírus.

A campanha será dividida em três etapas. A primeira tem foco na prevenção e será veiculada de 22 de fevereiro a 21 de maio. A segunda fase, entre 5 e 14 de março, terá mensagens de preparação e esclarecimento da população, principalmente com relação aos grupos prioritários para receber o imunizante. E a terceira fase, convocando as pessoas desses grupos para se vacinarem, será veiculada de 15 de março a 21 de maio.


Por: Rafael Patriarca e Margareth

Mulheres da classe C dominam mercado feminino



Análise do Instituto Data Popular revelou que as jovens da base da pirâmide estudam mais do que seus pais estudaram

O mercado de trabalho feminino é composto, em sua maioria, por mulheres da base da pirâmide. A tendência é que este grupo continue dominando o mercado e, consequentemente, o consumo. É o que indica uma análise do Instituto Data Popular, que revelou que as jovens da classe C estudam mais do que seus pais estudaram e apresentam maior interesse pelo mercado de trabalho comparado às mulheres da classe A.

Segundo o estudo, 68,1% destas mulheres já possuem escolaridade maior que a da mãe.
Atualmente 51,3%, ou seja, 96 milhões da população brasileira é feminina, e 80,6 milhões estão nas classes C, D e E. É cada vez mais difícil distinguir a diferença de preparo entre as novas trabalhadoras. Na classe A, a média de tempo de escola é de 12,7 anos. Já na classe B o número cai para 10,5 anos, enquanto as mulheres da classe C estudam, em média, 7,7 anos. Mas isso tende a mudar.

No Brasil, 30% dos domicílios são chefiados por mulheres. Entre as classes A-B, 25% da renda familiar vem delas, já na classe C, os rendimentos femininos representam 40%, o que significaria que a classe C está saindo para trabalhar. A tendência observada na realidade brasileira é de que com a universalização do ensino médio e o aumento de jovens no ensino superior, mais mulheres da classe C estudem e se tornem chefes de família.

Entre as jovens de 18 a 25 anos da classe C, em comparação com a geração dos pais, já é nítida a mudança que está ocorrendo: 58,9% fazem mais pesquisa de preço antes de comprar; 59,6% são mais estressadas; 70,3% são mais interessadas em política; 72% têm menos tempo para se dedicar à família; 79,2% são mais vaidosas e 91,7% são mais consumistas.


Liziane Teixeira
Graduanda em Marketing e Propaganda
II Semana do Profissional de Marketing e Propaganda


Em maio comemoramos o dia do Profissional de Marketing. Com objetivo de celebrar a data, o curso de Marketing e Propaganda da Unopar promoverá a II SPM&P – II Semana do Profissional de Marketing, evento a ser realizado nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de maio.
A iniciativa visa possibilitar a interação com o mercado local, regional e nacional, bem como incentivar a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais da área, empresários, egressos e alunos do Curso de Marketing e Propaganda. Tal evento proporcionará ainda alinhar a realidade mercadológica atual e a formação promovida neste curso de graduação.

A programação incluirá:



10/05 – Workshop Jr Achievement -“Despertando Competências Empreendedoras”

Coordenadores de Trabalhos: Prof. Ms. Alexandre Luiz Corneta
                                                     Prof. Fábio Rogério Regioli

Este workshop será voltado exclusivamente para os discentes do curso de Marketing e Propaganda. Ministrado em parceria com a Jr. Achievement , o evento tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras a partir da simulação de uma realidade mercadológica competitiva.

11/05 - Abertura Oficial do evento
11/05 - III Fórum “O Profissional de Marketing e o Mercado de Trabalho”

Coordenadores de Trabalhos: Prof. Ms. Alexander Luis Montini
                                                     Profª. Ms. Flávia Pellissari Pomin Frutos

Este fórum, que está em sua 3ª edição, é uma iniciativa que visa aproximar discentes e egressos do Curso de Marketing e Propaganda de forma a propiciar o debate sobre a formação profissional e o mercado de trabalho. A cada ano são convidados egressos que ocupam posição de destaque em diferentes setores em âmbito local e regional.

12/05 – Palestra “Mercado de Baixa Renda: a riqueza na base da pirâmide”

Sr. Lourival de Medeiros Nóbrega Filho – Gerente de Marketing da Sercomtel S.A.

Especializado em Administração, em Engenharia de Telecomunicações, em Política e Estratégia, em Filosofia, além de MBA em Gestão de Projetos. Atua desde 1984 no setor de telecomunicações tendo desenvolvido atividades em Planejamento Estratégico, Reengenharia, Vendas, Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gestão de Projetos e Planejamento de Marketing e Comunicação em telefonia fixa, telefonia celular e internet. Ocupou posições de Coordenação, Gerências e Diretorias de Marketing nas empresas de telefonia fixa e Celular do grupo Sercomtel S.A.. Atualmente gerencia a área de marketing e de mercado da empresa Sercomtel Internet S.A..

Coordenadores de Trabalhos: Prof. Fábio Rogério Regioli
                                                     Prof. Ms. Fábio Luiz Zanardi Coltro

13/05 – I Fórum “O Desenvolvimento do Marketing no Universo Empresarial”

Coordenadores de Trabalhos: Prof. Ms Alexandre Corneta
                                                     Profª. Ms. Thais Accioly Baccaro

Este fórum, que conta com o apoio do SEBRAE e envolverá empresários e profissionais de marketing de diferentes setores, visa oportunizar o debate sobre o desenvolvimento da área de Marketing em organizações de diferentes portes em nível local e regional.

14/05 – Palestra “A Sinfonia do Marketing: combinação de conhecimento, feeling, talento, ousadia, ciência e disciplina”.

Prof. Rafael Sampaio – Vice-Presidente Executivo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

Coordenadores de Trabalhos: Prof. José Henrique Martinez Campana
                                                     Profª. Ms. Flávia Pellissari Pomin Frutos

Prof. Rafael Sampaio é co-fundador e editor da revista About e do site www.portaldapropaganda.com. Fundador e presidente do Prêmio Voto Popular, do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, e do Prêmio About de Comunicação Integrada e Dirigida. Autor dos livros Planejamento de Marketing, Propaganda de A a Z e Marcas de A a Z, e é também membro do Comitê Executivo da World Federation of Advertisers (WFA).

A II SPM&P acontecerá no Auditório Prof. Nely Lopes Casali – Campus CCESA, Rodovia Celso Garcia Cid, Km 377 nos dias acima citados, com início às 19:30hs e término às 22:00hs.

Investimentos

Comunidade Interna: R$ 15,00 até dia 07/05
                                     R$ 20,00 a partir do dia 08/05



Comunidade Externa: R$ 20,00 até dia 07/05
                                       R$ 25,00 a partir do dia 08/05

Contato

Mais informações na Pró-Reitoria de Extensão pelo telefone (43) 3371-7783, no Curso de Marketing e Propaganda (43) 3371-7614, ou nos endereços eletrônicos extensão@unopar.br e marketing@unopar.br