Dia do Profissional de Marketing. Você pode comemorar?
Por isso, está mais do que na hora do profissional de Marketing focar em seus objetivos principais: vender e satisfazer o cliente. E neste cliente, estão todos os stakeholders. E em vender estão dezenas de ações que precisam ser desenvolvidas para cumprir este objetivo e que não caberia aqui. Ações estas que são negligenciadas por muitos executivos. Hoje, fazer o básico ainda é difícil para muitas empresas. Quem nunca teve problemas com uma operadora de telefonia? E se tem problema, o profissional de Marketing é o responsável também porque ele tem como missão disseminar esta visão por toda a companhia.
A boa, ou má notícia, é que a farra está com os dias contados. Com o crescente número de empresas brasileiras abrindo capital e fazendo fusões, aumenta a filosofia de governança corporativa. Ou seja, quem continuar assinando cheque em branco verá a tinta da caneta acabar. Os resultados negativos aparecerão e o mercado cobrará sem piedade com a perda de valor de mercado da empresa. O caso da Natura mostra que uma marca forte não é capaz de impedir que a empresa perca dinheiro se os resultados forem ruins. Marca forte se constrói com o básico. E o básico, mais uma vez, é vender e satisfazer o cliente dentro de toda a complexidade deste quesito, muito mais importante do que fazer publicidade e eventos. Sem o básico, isso vira show. Mas a música está chegando ao fim e sem o parabéns para comemorar o Dia do Profissional de Marketing.
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