Em virtude do crescente número de usuários no mundo todo e do grande impacto exercido na sociedade em geral, a internet tem se despontado como uma poderosa ferramenta de comunicação para a divulgação de produtos, serviços, promoções, imagem da marca, serviços pós-vendas e ferramentas de relacionamento com o cliente.
A Internet proporciona não só a busca de informações específicas, mas é capaz de atrair e prender a atenção do internauta possibilitando um grande número de transações comerciais, por exemplo, ao permitir que o usuário efetue compras por meio dos shoppings eletrônicos. Ultimamente é vista pelos profissionais de marketing como mídia interativa e novo meio de promover marcas, produtos e serviços.
No período de 1995 a 2000, a Internet já mostrava os primeiros sinais de crescimento e peso para a economia brasileira com aumento de investimento no setor de telecomunicações em R$ 20 bilhões e do faturamento das empresas de informática em R$12,1 bilhões. Isto ocorreu devido ao aumento de usuários, crescimento do comércio eletrônico, autos investimentos no setor de telecomunicações e aumento de anúncios na Web por parte do mercado publicitário.
Em 2007, um estudo qualitativo da TNS InterScience apontou um crescimento exponencial de uso da Internet no Brasil: 30 % da população, o que representa aproximadamente 54 milhões de pessoas, sendo que destes são 18 milhões de usuários domiciliares contra 5 milhões em 2000.
O estudo revela ainda o aumento de propaganda na Internet, uma vez que alcança um número maior de potenciais consumidores, principalmente os jovens. A sua participação total de investimento no setor de veículos de comunicação chegou, no segundo trimestre de 2011, em 4,7% no total de investimentos, ficando em quarto lugar atrás apenas da televisão, jornal e revista. Hoje a internet é a segunda maior mídia de massa nacional e é por isso que ela tem recebido maiores investimentos.
Mayara Schiavinato
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