Diretamente ligado à comunicação interna, o endomarketing alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, considerando que "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto fazê-lo para o cliente. Significa tornar o funcionário aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com seu desempenho.
Endomarketing é uma ação do marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno, com o intuito de melhor atender aos clientes externos. A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência. É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação. Só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmônico no qual todos compartilham do mesmo senso de direção e de prioridades.
Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.
O Endomarketing surge também da necessidade que as empresas e empresários tinham em trazer para perto de si seus funcionários, fazendo com que estes pudessem participar mais ativamente do processo de decisão empresarial. É a partir daí que surge a idéia de cliente interno.
Esta proximidade para com o cliente interno fará com que este se torne muito mais íntimo do processo de gestão e decisão empresarial e fará com que ele ganhe uma dose de motivação e auto-estima, sentimentos que podem ser decisivos para a realização de um trabalho eficiente e eficaz.
Marli Diterick