4 de junho de 2011

Endomarketing como Ferramenta para os Gestores


Diretamente ligado à comunicação interna, o endomarketing alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, considerando que "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto fazê-lo para o cliente. Significa tornar o funcionário aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com seu desempenho.
Endomarketing é uma ação do marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno, com o intuito de melhor atender aos clientes externos. A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência. É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação. Só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmônico no qual todos compartilham do mesmo senso de direção e de prioridades.
Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.
O Endomarketing surge também da necessidade que as empresas e empresários tinham em trazer para perto de si seus funcionários, fazendo com que estes pudessem participar mais ativamente do processo de decisão empresarial. É a partir daí que surge a idéia de cliente interno.
Esta proximidade para com o cliente interno fará com que este se torne muito mais íntimo do processo de gestão e decisão empresarial e fará com que ele ganhe uma dose de motivação e auto-estima, sentimentos que podem ser decisivos para a realização de um trabalho eficiente e eficaz.

Marli Diterick

18º Festival mundial de Gramado de 31 de agosto, 01,02 e 03 de setembro. Onde está a Idéia?


Terceiro maior evento do mundo na área em número de participantes e o maior da América Latina, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado fez história no Brasil desde sua primeira edição, em 1975, atravessando em seguida fronteiras como evento latino-americano, para ganhar na sua continuidade expressão mundial.   Idealizado com a proposta de discutir e analisar o segmento publicitário, passando por temas de interesse de profissionais, agências e mercado, nasceu sob o selo de Seminário. 

Em 2011 o festival estará na 18ª edição e será realizado nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro com um tema intrigante: “ONDE ESTÁ A IDEIA?” O evento envolve conferencistas, palestrantes e painelistas renomados, focados na premiação, no debate, visando traduzir em alto e bom tom a bandeira de sua internacionalização, regada pelo profissionalismo que deverá posicionar mais uma vez o Festival como um dos melhores do mundo.

Na transpiração ou na inspiração? No mundo digital ou tradicional? Na experiência ou na intuição? No individual ou no coletivo? Na forma ou no conteúdo? No mundo de hoje, fragmentado e com múltiplas plataformas de comunicação, muitas são as fontes para se buscar respostas, provocar reações e gerar impacto. Mas onde estão as idéias? 

O 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado será uma oportunidade para pensar, refletir e interagir. Neste ano contará com profissionais qualificados de grande influência no mercado como:
  
Mário D’Andrea – JWT
Lucas Mello – LiveAD
Leo Xavier – Pontomobi
Dado Schneider – Palestrante
Márcio Callage – Olympikus
Tiago Pinto – Nike
Paulo Zilliotto – Adidas
Eduardo Sirotsky Melzer – RBS
João Daniel Tikhomiroff – Mixer

Inscrições:


Até 30/06
Estudante: 205,00
Profissional: 260,00

Até 31/07
Estudante: 240,00
Profissional: 300,00

Até 31/08
Estudante: 260,00
Profissional: 330,00

Os Hotéis em Gramado já estão esgotando suas reservas devido à grande procura antecipada pelos participantes do evento. Então, programe sua viagem e não perca o festival!
As inscrições podem ser feitas pelo site www.festivalgramado.com.br

Fonte: http://www.festivalgramado.com.br/

Aline Soncini

3 de junho de 2011

Aumentam os investimentos no uso da Internet como mídia




Em virtude do crescente número de usuários no mundo todo e do grande impacto exercido na sociedade em geral, a internet tem se despontado como uma poderosa ferramenta de comunicação para a divulgação de produtos, serviços, promoções, imagem da marca, serviços pós-vendas e ferramentas de relacionamento com o cliente.
A Internet proporciona não só a busca de informações específicas, mas é capaz de atrair e prender a atenção do internauta possibilitando um grande número de transações comerciais, por exemplo, ao permitir que o usuário efetue compras por meio dos shoppings eletrônicos. Ultimamente é vista pelos profissionais de marketing como mídia interativa e novo meio de promover marcas, produtos e serviços.
No período de 1995 a 2000, a Internet já mostrava os primeiros sinais de crescimento e peso para a economia brasileira com aumento de investimento no setor de telecomunicações em R$ 20 bilhões e do faturamento das empresas de informática em R$12,1 bilhões. Isto ocorreu devido ao aumento de usuários, crescimento do comércio eletrônico, autos investimentos no setor de telecomunicações e aumento de anúncios na Web por parte do mercado publicitário.
Em 2007, um estudo qualitativo da TNS InterScience apontou um crescimento exponencial de uso da Internet no Brasil: 30 % da população, o que representa aproximadamente 54 milhões de pessoas, sendo que destes são 18 milhões de usuários domiciliares contra 5 milhões em 2000.
O estudo revela ainda o aumento de propaganda na Internet, uma vez que alcança um número maior de potenciais consumidores, principalmente os jovens. A sua participação total de investimento no setor de veículos de comunicação chegou, no segundo trimestre de 2011, em 4,7% no total de investimentos, ficando em quarto lugar atrás apenas da televisão, jornal e revista. Hoje a internet é a segunda maior mídia de massa nacional e é por isso que ela tem recebido maiores investimentos.

Mayara Schiavinato