17 de maio de 2012

Visa e Marvel criam gibi sobre educação financeira para crianças

Publicação usa personagens de Os Vingadores para ensinar conceitos básicos sobre como lidar com o dinheiro. Material está disponível gratuitamente, tanto na versão impressa quanto online

Por Letícia Muniz


A Visa criou o gibi "Vingadores: Salvando o Dia", em parceria com a Marvel Comics, para ensinar conceitos básicos de finanças  pessoais às crianças. A revista possui 16 páginas e traz em seu enredo os personagens de Os Vingadores, que aprendem sobre finanças pessoais enquanto lutam contra o vilão Toupeira durante uma tentativa de assalto. O objetivo é ajudar os pais e professores a transmitirem de forma criativa os conceitos fundamentais da gestão de dinheiro às crianças. O material é acompanhado por um Guia do Professor que utiliza os personagens da Marvel para introduzir conceitos financeiros  básicos, como orçamento, poupança e termos específicos. A publicação está disponível gratuitamente, tanto na versão impressa como na online.
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15 de maio de 2012


Samsumg lança TV comandada por voz e gestos 

Produto chega com exclusividade à Fnac nesta quinta-feira, dia 17. Lançamento oficial será realizado no dia 18, na loja conceito da Samsung, em São Paulo

Por Leticia Muniz

A Samsumg lança nesta quinta-feira, dia 17, com exclusividade na Fnac, a linha de televisores ES7000, que traz a tecnologia de reconhecimento de voz e gestos humanos, tornando dispensável o uso de controles remotos. Para mudar canais ou fazer qualquer ajuste, basta que o consumidor fale ou acene em direção ao aparelho. As TVs possuem tela de LED, conversor digital e tecnologia 3D.

Nas lojas da Fnac será possível experimentar o equipamento e a expectativa da rede é que o impacto do lançamento seja semelhante ao que foi gerado pela tecnologia 3D. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres, a previsão é de um crescimento de 25% nas vendas. O lançamento oficial do aparelho será realizado na sexta-feira, dia 18, na Loja da Samsung no Morumbi Shopping, em São Paulo.
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14 de maio de 2012


Novo cenário para a Classe Média Brasileira 

Em entrevista ao Mundo do Marketing, o economista Marcelo Neri traça um panorama sobre as mudanças no país com a ascensão econômica e a população cada dia mais esclarecida

Por Letícia Muniz


Mercelo Neri,Classe C,Classe MediaMuito já se falou sobre a Classe C, que traz ao Brasil um cenário cada dia mais otimista. Trata-se de uma população mais esclarecida, com um nível educacional mais alto e que vem mudando seus hábitos de consumo. Estudos apontam agora para um novo cenário brasileiro, com um crescimento de quase três vezes nas despesas com turismo diárias de hotéis e passagens aéreas.

As regiões Norte e Nordeste se mostram promissoras, com os maiores crescimentos de renda e uma grande concentração de Classe D que, em um curto período de tempo, migrará para a Classe C.

Este é o panorama apresentado por Marcelo Neri no livro A Nova Classe Média: O Lado Brilhante da Base da Pirâmide, lançado pela Editora Saraiva. Na obra, o autor traça um perfil de migração das classes sociais no Brasil, com uma população cada vez mais esclarecida, exigente e com renda cada dia maior.

Marcelo Neri é chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, Ph.D em Economia pela Universidade de Princeton, Mestre e Bacharel em Economia pela PUC-Rio. Suas principais áreas de trabalho são bem estar social, educação e avaliação de políticas públicas.
Se você quiser conferir a entrevista completa onde Marcelo Neri fala mais aprofundamente sobre A Nova Classe Média, clique no link abaixo:

Dia do Profissional de Marketing. Você pode comemorar?

Por Givago Schiavon
Já virou tradição. 08 de Maio, data em que se comemora o Dia do Profissional de Marketing, é hora de reflexão aqui no + Comunicação + Marketing. Todo dia há alardes de que estamos vivendo em novos tempos, com novas tecnologias, tendências, consumidores, conceitos, ferramentas, mídias, novo, novo, novo. Tudo novo. 
A cada hora o profissional de Marketing lança algo apregoando ineditismo ou apenas surfando em uma onda entusiasta. Os tempos mudaram sim, é a mais pura verdade, mas a fugacidade hoje é a maior realidade. É incrível como, todo dia, haja centenas de ecos afirmando desenvolver uma idéia brilhante, um projeto nunca visto antes. Há ações inovadoras? Sem dúvida. Mas existe muito mais discurso do que prática. 
Por isso, está mais do que na hora do profissional de Marketing focar em seus objetivos principais: vender e satisfazer o cliente. E neste cliente, estão todos os stakeholders. E em vender estão dezenas de ações que precisam ser desenvolvidas para cumprir este objetivo e que não caberia aqui. Ações estas que são negligenciadas por muitos executivos. Hoje, fazer o básico ainda é difícil para muitas empresas. Quem nunca teve problemas com uma operadora de telefonia? E se tem problema, o profissional de Marketing é o responsável também porque ele tem como missão disseminar esta visão por toda a companhia. 
É a gestão orientada pelo Marketing que desenvolverá estratégias para que todos os processos sejam eficientes e, lembrando, satisfaça o cliente. É incrível como é eficiente desenvolver esta cultura, mas surreal quando há falhas das mais simples como ligar para uma empresa e não ser identificado ou não ser atendido de forma ideal. As falhas e os erros não têm fim. Apenas para ficar em um bem ilustrativo: quantas grandes empresas investiram dezenas, centenas, milhões de reais no Second Life e sequer viram o retorno deste investimento? Um executivo de uma grande companhia mundial não teve vergonha em dizer: estamos avaliando ainda, um ano depois, o retorno desta ação. Mentira. Ele sabe que rasgou dinheiro. Ainda há muito profissional de Marketing jogando dinheiro pela janela. 
A boa, ou má notícia, é que a farra está com os dias contados. Com o crescente número de empresas brasileiras abrindo capital e fazendo fusões, aumenta a filosofia de governança corporativa. Ou seja, quem continuar assinando cheque em branco verá a tinta da caneta acabar. Os resultados negativos aparecerão e o mercado cobrará sem piedade com a perda de valor de mercado da empresa. O caso da Natura mostra que uma marca forte não é capaz de impedir que a empresa perca dinheiro se os resultados forem ruins. Marca forte se constrói com o básico. E o básico, mais uma vez, é vender e satisfazer o cliente dentro de toda a complexidade deste quesito, muito mais importante do que fazer publicidade e eventos. Sem o básico, isso vira show. Mas a música está chegando ao fim e sem o parabéns para comemorar o Dia do Profissional de Marketing.


Coca-Cola, Nestlé e Nike são as marcas mais  amadas no Brasil
Ranking realizado pela Shopper Experience listou as 50 empresas mais queridas pelos consumidores em diferentes categorias. Em quinto e sexto lugares aparecem às brasileiras Sadia e Natura
Por Sylvia de Sá

As quatro marcas mais queridas pelos brasileiros não são nacionais. Coca-Cola, Nestlé, Nike e Brastemp lideram, nesta ordem, o ranking da pesquisa “As Marcas Mais Amadas do Brasil”. Apenas na quinta posição aparece uma empresa  de origem brasileira, a Sadia, seguida pela também nacional Natura. Ao todo, o levantamento conduzido pela Shopper Experience enumerou 50 marcas, que têm em comum atributos como contato emocional, desejo, admiração, confiança, qualidade e prestígio. Foram avaliadas mais de 20 categorias, desde automóveis, eletroeletrônicos e hipermercados, até companhias aéreas, perfumes e cervejas. O estudo ocorreu entre os meses de março e abril, a partir de métodos qualitativo e quantitativo. Segmentando por classe social, entre os consumidores do topo da pirâmide, o ranking é composto por Nestlé, Louis Vuitton e Brastemp, respectivamente. Para o público da classe B, a Coca-Cola é a marca mais amada, seguida por Nestlé e O Boticário. Na classe C, Coca-Cola, Nestlé e Nike ocupam os três primeiros lugares da lista.

Veja os três primeiros colocados de cada categoria:
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As  Lições de Homer Simpson sobre Empreendedorismo
Por Mauricio Salvador 

Aqueles que, assim como eu, são fãs do seriado Os Simpsons e se divertem com o patriarca dessa família maluca, Homer Jay Simpson, esse artigo é pra vocês. Em 2007 o jornal norte-americano USA Today, baseado numa pesquisa feita com seus leitores, colocou Homer na lista das 25 personalidades mais influentes do mundo. Pros que chegaram ontem de Marte e não conhecem o seriado em desenho animado, alem de muito divertido, faz uma ácida critica política à sociedade do American Way of Life. Uma das mensagens que Matt Groening, o criador dos Simpsons, passa com seu personagem é que apesar de ser um fracasso profissional, Homer conseguiu uma grande vitória em sua vida: construir uma família unida e que, apesar das muitas brigas, se ama muito. Do ponto de vista de negócios, algumas atitudes me chamam a atenção na conturbada e muito divertida carreira profissional de Homer. Ele é um empreendedor nato. Listei algumas qualidades que podemos aprender com ele na hora que formos empreender.

1. Fique de olho nas oportunidades:  em um dos episódios, Homer abre uma empresa de limpeza de neve depois de perceber que as pessoas querem sair de casa no inverno, mas muitas não querem manter suas calçadas limpas. Muitas vezes pensamos em abrir um negócio se baseando naquilo que queremos oferecer. Pense do outro lado, ofereça algo que as pessoas precisem. Há milhares de idéias soltas no ar que facilitariam a nossa vida. Adapte uma dessas idéias ao que você gostaria de fazer. Ajudar as pessoas é um grande primeiro passo para o sucesso do negócio.
2. Comece com os recursos que você dispõe: em outro episódio, Homer abre uma empresa de coleta de gordura, usando seu próprio carro, dois latões improvisados amarrados no teto e a mão-de-obra de seu próprio filho, Bart Simpson. Muitas pessoas ficam esperando por investimentos para começar seu negócio. É uma boa desculpa para adiar um sonho. Seja criativo e use as ferramentas que tiver em mãos para tirar o seu projeto do papel.
3. Não tenha medo de errar: essa é a maior lição que Homer me passa. Nas mais de 20 e poucas temporadas, ele já tentou de tudo um pouco. Os grandes empreendedores da história erraram mais de uma vez antes de alcançar o sucesso. Steve Jobs até mesmo foi demitido da própria empresa que criou. O mais importante é aprender com os erros e evitá-los nas próximas empreitadas.
4. Acredite no que fizer e tenha uma motivação: Homer sempre espera ficar milionário com suas idéias. Essa é a motivação dele. Trabalhar de casa, morar na praia, não ter chefe, salvar o planeta ou ficar rico... Qual a sua?
5. Comunique-se: segundo o ator e diretor de cinema Woody Allen, 90% do caminho do sucesso consiste no "show up", ou seja, apareça. De nada adianta ter um serviço e atendimento de qualidade se as pessoas não souberem disso. Em tempos de Internet, estimule seus clientes a falarem de você. Guarde sua modéstia para a vida pessoal.
6. Peça conselhos para amigos e familiares: em um dos episódios, Homer comprou uma ambulância sem avisar sua esposa, Marggie. Ela simplesmente chega em casa um dia e encontra uma ambulância na garagem. As opiniões de amigos e familiares serão as mais sinceras. Escute as críticas com mais atenção do que os elogios.
7. Use a tecnologia a seu favor: Homer encontra uma máquina de telemarketing numa lixeira, leva pra casa e começa a ligar indiscriminadamente para as pessoas, pedindo um dólar através de uma gravação. Na Internet isso se chama spam. Fique longe do spam, mas tome estude formas de atingir seu público-alvo usando ferramentas de tecnologia. O Google oferece varias ferramentas de marketing na Internet, a maioria delas, gratuita. É um bom começo.
8. Transforme dificuldades em aprendizagem: a família Simpsons vai pro Japão e perde todo seu dinheiro. Sem condições para comprar passagens de volta, inscrevem-se num programa de TV para conseguir as passagens. O interessante nesse episodio é que no pouco tempo em que foi pra cadeia, Homer aprende a fazer ikebanas e até mesmo a falar japonês!
9. Tente de novo e de novo: apesar de todos os fracassos, Homer continua tentando. Deixar-se abalar com uma derrota só vai mantê-lo longe do sucesso. Aprenda com os erros, levante a cabeça e siga em frente. Na sua jornada, mantenha família e amigos sempre por perto, afinal de contas, se tudo mesmo der errado, você terminará seu episodio abraçado com as pessoas que ama.




11 de maio de 2012


 Desafio SEBRAE estimula empreendedorismo junto a universitários

Estudantes que participam do jogo exercitam suas habilidades de gestão, liderança e trabalho em equipe e acumulam bagagem para me­lhorar seu desempenho no mercado; inscrições terminam no próximo dia 18.

O mercado competitivo exige velocidade e criatividade não apenas de quem está no comando do negócio. Hoje em dia, o comportamento empreendedor é uma premissa básica para quem quer ser bem-sucedido. A regra vale tanto para os patrões quanto pa­ra os colaboradores, em qualquer área de atuação.

André Basso, consultor do SEBRAE/PR em Londrina, avalia que, independente da carreira que deseja seguir, seja na abertura de uma empresa, na atuação em uma multi­nacional ou no funcionalismo público, os universitários devem desenvolver habilidades para acompanhar as novas tendências do mercado.

Acreditando nessa realidade, o SEBRAE investe numa ferramenta que favorece o comportamento empreendedor de estudantes em todo o mundo. É o Desafio SEBRAE, um jogo que está com inscrições abertas até 18 de maio e que permite a vivência de situa­ções de gestão, sem ter que enfrentar riscos reais.

“Ao simular o dia a dia de uma empresa, o Desafio SEBRAE é uma oportunidade para os universitários trabalharem aspectos comportamentais, desenvolverem habilidade para trabalhar em equipe, exercerem a liderança e tomarem decisões sob pressão”, afir­ma André Basso.

Em 2011, o time Velotrol, formado por alunos da Universidade Federal do Para­ná  (UFPR) venceu a etapa estadual.

Preparação
O jogo permite que os participantes analisem suas virtudes e pontos fracos na hora de gerenciar um negócio e de tomar decisões, de forma lúdica. A experiência é uma preparação para a entrada no mundo corporativo, na opinião do empresário Helio Mario Oricoli Junior.
Ele destaca que o Desafio SEBRAE deu o ‘gatilho’ necessário para assumir o de­safio de abrir uma empresa, na área de informática, em São José dos Campos, São Paulo. “O jogo enriqueceu os conhecimentos na área administrativa. Fizemos uma avali­ação e um plano de negócios que demonstrou que a região tinha oportunidades no seg­mento”, afirma.

O jogo
O Desafio SEBRAE inicia em maio e terá cinco fases - as três primeiras são  virtu­ais e as duas últimas são presenciais. O jogo também apresenta novidades, como a ins­crição de duplas. Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. O pro­grama pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnolo­gias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito gru­pos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Inscrições
O prazo para fazer a inscrição no Desafio SEBRAE é 18 de maio. As inscrições devem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 por equipe.

Além disso, as primeiras equipes a realizarem suas inscrições, poderão receber um brinde como incentivo. E participando do Desafio SEBRAE, informo que as etapas concluídas no jogo são consideradas para efeito de cômputo de ACOS.

Participe e monte sua equipe agora mesmo. Mais informações sobre o Desafio SEBRAE a aluna Acea Ratcheva do 6º Semestre trabalha no SEBRAE, colocou-se à disposição para quaisquer outros esclarecimentos sobre o Desafio SEBRAE 2012. 

Fui galera to indo agora mesmo montar a minha equipe, não vou ficar de fora dessa e ainda vo ganhar o meu brinde. Fui... Até a próxima.

9 de maio de 2012


Confira a baixo os TOP 10 dos Livros mais vendidos na área de Marketing em 2011:

1° Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
Autor: Philip Kotler | Editora: Campus Elsevier
O novo modelo de marketing - Marketing 3.0 - trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Neste livro, Philip Kotler, o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvos. Ele também explica o futuro do marketing e porque a maioria de seus profissionais está presa ao passado.
2° Administração de Marketing
Autor: Philip Kotler e Kevin Keller | Editora: Pearson Education
Quando a primeira edição deste livro foi publicada, em 1967, lançou conceitos inovadores que mudaram o modo como as pessoas viam o marketing. Mais de 40 anos depois, na 12ª edição, ele continua a surtir o mesmo efeito - tópicos como Marketing holístico, brand equity e Marketing experimental prometem fazer com que as pessoas invistam em uma perspectiva mais ampla e integrada do Marketing. É exatamente essa capacidade de antecipar tendências que faz de Administração de marketing o livro de referência da área em todo o mundo. De fato, ao conseguir se manter  sempre atualizado, acompanhando as mudanças no mercado e adaptando-se a elas, esta obra exerce uma das premissas básicas do marketing: a inovação constante.
A Bíblia do Marketing Digital
Autor: Cláudio Torres | Editora: Novatec
A Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para que o leitor possa entender como utilizar a Internet para os negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line. Aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia-a-dia. O livro foi escrito para ser aproveitado por todos que desejam utilizar a Internet para o crescimento de seus negócios, seja você um pequeno ou médio empresário, um executivo de uma grande empresa, um publicitário, um profissional de comunicação e marketing ou mesmo um estudante ou professor de cursos de comunicação, marketing e publicidade. Se você quer entrar de vez na revolução dos negócios através da Internet, este livro foi feito para você.
4° A Revolução Das Mídias Sociais
Autor: André Telles | Editora: M. Books
No Brasil, mais de 80% dos internautas participam de alguma mídia social. Nesse livro, você verá cases, conceitos, dicas, ferramentas, táticas e estratégias de como tirar proveito de cada uma delas e do conjunto delas. São definidos os diferentes tipos de mídias sociais de acordo com seu foco de atuação. Elas ganham cada vez mais importância a cada dia que passa. Mais do que isso, apontam a urgência de se desenvolver uma estratégia para a captação e utilização dessas poderosas redes. O livro ainda conta com um capítulo sobre marketing político digital e uma lista das principais referências digitais no Brasil e Portugal.
5° Os 8 P’s do Marketing Digital - O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital
Autor: Conrado Adolpho Vaz | Editora: Novatec
Os 8 P’s do Marketing Digital traz para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa. Mostra também, por meio de mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas, o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
6° Marketing Na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias
Autor: Martha Gabriel | Editora: Novatec
Este livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso. Leitura essencial e recomendada a profissionais de marketing, gestores empresariais e estudantes de MBA que desejam compreender o cenário complexo que tem se delineado, atuar nele e desenvolver estratégias de sucesso para seus negócios. As regras do jogo estão mudando e, para vencer, é preciso também mudar as estratégias.
7° Princípios de Marketing
Autor: Philip Kotler e Gary Armstrong | Editora: Pearson 
Alinhado com o que há de mais inovador, este livro trata o Marketing como uma filosofia que orienta a organização e direciona seus esforços tanto para a criação de valor para o cliente como para a captação de valor do cliente para a empresa. Baseado em um quadro conceitual de valor e relacionamento com o cliente, que traduz a essência do marketing atual, ele discute temas como construção e gerenciamento de marcas fortes e criadoras de valor, administração do retorno das ações para capturar valor em troca, domínio de novas tecnologias de marketing e marketing socialmente responsável. Como complemento aos assuntos abordados, a seção "Panorama brasileiro" apresenta casos novos e atuais, aproximando a teoria apresentada à nossa realidade.
8° Marketing Para o Século 21 - Como Criar, Conquistar e Dominar mercados
Autor: Philip Kotler | Editora: Ediouro
Marketing para o Século XXI traz todo o conhecimento de Kotler para os administradores do novo milênio. Por intermédio dos profundos ensinamentos de Kotler, você vai atualizar rapidamente seus conhecimentos sobre os novos desafios e oportunidades apresentados pela globalização e pelo aumento da competição. Neste livro de prosa agradável, você vai descobrir as últimas novidades sobre todos os novos campos do marketing, desde a conquista da fidelidade dos clientes até a construção do patrimônio de marca, passando pela influência da internet e do computador pessoal nos hábitos de compra. Dirigindo o planejamento de marketing para o atendimento de necessidades, e não para a venda de produtos, Kotler estabelece uma base mais científica para a tomada de decisões na área. Além disso, Marketing para o Século XXI traz as 14 questões mais freqüentes dos administradores ao longo de todos os seus anos como palestrantes.
9° Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações
Autor: Mitsuru Higuchi Yanaze | Editora: Saraiva
Gestão de Marketing: Avanços & Aplicações traz aos leitores uma nova visão do marketing, colocando como um princípio de trabalho eficaz, que envolve não somente o mercado externo, mas todos os níveis hierárquicos de uma empresa. O livro apresenta os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação, orientando sua aplicação prática de uma forma dedicada à busca constante do conhecimento e do equilíbrio de dois potenciais: o potencial operacional e de oferta da empresa, e o potencial de demanda e de capacidade aquisitiva dos segmentos de mercado almejados. Por meio de atividades propostas, os leitores poderão simular a prática do marketing em situações reais e incorporar os paradigmas de marketing efetivamente. Professores e profissionais de comunicação também encontram no livro uma excelente fonte das principais teorias sobre o assunto.

10° Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber
Autor: Philip Kotler | Editora: Campus Elsevier
Philip Kotler revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível, refletiu sobre esses princípios básicos, revendo questões, pensando sobre novas abordagens e informações, produzindo um livro que abrange os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual. Esse livro é indicado para profissionais de marketing ou leitores em geral que desejem atualizar seus conhecimentos sobre as idéias essenciais em marketing e conhecer o pensamento mais recente a respeito do marketing de alto desempenho.

Qual deles você vai ler primeiro?

8 de maio de 2012


IV Semana da Propaganda e Marketing 

“Quem tem medo das mídias sociais? Seguir, curtir, compartilhar.”

Hoje dia 08 de Maio, Confira as Oficinas que estarão sendo realizadas hoje á noite 
dás 19h30min ás 22h30min no CCESA: 

Oficina 01: “O Uso das Mídias Sociais na Publicidade”
Ministrante: Liziane Teixeira de Almeida – Graduada em Marketing e Propaganda, pós-graduanda em MBA em Marketing Digital e Projetos na Web. Atua como profissional de atendimento da POOL BRASIL Comunicação.
Local: Laboratório de Informática - CCESA

Oficina 02: “Direção de Arte: O outro lado da propaganda...”
Ministrante: Alexandre Caramori – graduado em Marketing e Propaganda – Unopar. Diretor de Produção da Rede Massa – Londrina.
Local: Laboratório de TV - CCESA                  

Oficina 03: “A fotografia e a Publicidade”
Ministrante: Flávio Menoli - Pós-graduado em fotografia pela UEL. Professor de fotografia de publicidade na pós-graduação em Fotografia pela UEL e professor convidado de Fotografia Odontológica na Unopar e na Uningá.
Local: Sala 310 - CCESA

Oficina 04: “Ferramentas Eficazes para o Planejamento de Mídia”
Ministrante: Marcelo José Lourenço – Coordenador Comercial da RPC-TV Londrina – Grupo GRPCOM.
Local: Auditório Nely Lopes Casali – CCESA

Atenção: Se você se inscreveu em algumas delas fique atento ao local que será realizado e horário, pois todas acontecerão no mesmo dia.

Amanha eu volto para mais informações sobre a semana de Marketing e Propaganda. Não percam!!