11 de maio de 2012


 Desafio SEBRAE estimula empreendedorismo junto a universitários

Estudantes que participam do jogo exercitam suas habilidades de gestão, liderança e trabalho em equipe e acumulam bagagem para me­lhorar seu desempenho no mercado; inscrições terminam no próximo dia 18.

O mercado competitivo exige velocidade e criatividade não apenas de quem está no comando do negócio. Hoje em dia, o comportamento empreendedor é uma premissa básica para quem quer ser bem-sucedido. A regra vale tanto para os patrões quanto pa­ra os colaboradores, em qualquer área de atuação.

André Basso, consultor do SEBRAE/PR em Londrina, avalia que, independente da carreira que deseja seguir, seja na abertura de uma empresa, na atuação em uma multi­nacional ou no funcionalismo público, os universitários devem desenvolver habilidades para acompanhar as novas tendências do mercado.

Acreditando nessa realidade, o SEBRAE investe numa ferramenta que favorece o comportamento empreendedor de estudantes em todo o mundo. É o Desafio SEBRAE, um jogo que está com inscrições abertas até 18 de maio e que permite a vivência de situa­ções de gestão, sem ter que enfrentar riscos reais.

“Ao simular o dia a dia de uma empresa, o Desafio SEBRAE é uma oportunidade para os universitários trabalharem aspectos comportamentais, desenvolverem habilidade para trabalhar em equipe, exercerem a liderança e tomarem decisões sob pressão”, afir­ma André Basso.

Em 2011, o time Velotrol, formado por alunos da Universidade Federal do Para­ná  (UFPR) venceu a etapa estadual.

Preparação
O jogo permite que os participantes analisem suas virtudes e pontos fracos na hora de gerenciar um negócio e de tomar decisões, de forma lúdica. A experiência é uma preparação para a entrada no mundo corporativo, na opinião do empresário Helio Mario Oricoli Junior.
Ele destaca que o Desafio SEBRAE deu o ‘gatilho’ necessário para assumir o de­safio de abrir uma empresa, na área de informática, em São José dos Campos, São Paulo. “O jogo enriqueceu os conhecimentos na área administrativa. Fizemos uma avali­ação e um plano de negócios que demonstrou que a região tinha oportunidades no seg­mento”, afirma.

O jogo
O Desafio SEBRAE inicia em maio e terá cinco fases - as três primeiras são  virtu­ais e as duas últimas são presenciais. O jogo também apresenta novidades, como a ins­crição de duplas. Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. O pro­grama pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnolo­gias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito gru­pos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Inscrições
O prazo para fazer a inscrição no Desafio SEBRAE é 18 de maio. As inscrições devem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 por equipe.

Além disso, as primeiras equipes a realizarem suas inscrições, poderão receber um brinde como incentivo. E participando do Desafio SEBRAE, informo que as etapas concluídas no jogo são consideradas para efeito de cômputo de ACOS.

Participe e monte sua equipe agora mesmo. Mais informações sobre o Desafio SEBRAE a aluna Acea Ratcheva do 6º Semestre trabalha no SEBRAE, colocou-se à disposição para quaisquer outros esclarecimentos sobre o Desafio SEBRAE 2012. 

Fui galera to indo agora mesmo montar a minha equipe, não vou ficar de fora dessa e ainda vo ganhar o meu brinde. Fui... Até a próxima.

9 de maio de 2012


Confira a baixo os TOP 10 dos Livros mais vendidos na área de Marketing em 2011:

1° Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
Autor: Philip Kotler | Editora: Campus Elsevier
O novo modelo de marketing - Marketing 3.0 - trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Neste livro, Philip Kotler, o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvos. Ele também explica o futuro do marketing e porque a maioria de seus profissionais está presa ao passado.
2° Administração de Marketing
Autor: Philip Kotler e Kevin Keller | Editora: Pearson Education
Quando a primeira edição deste livro foi publicada, em 1967, lançou conceitos inovadores que mudaram o modo como as pessoas viam o marketing. Mais de 40 anos depois, na 12ª edição, ele continua a surtir o mesmo efeito - tópicos como Marketing holístico, brand equity e Marketing experimental prometem fazer com que as pessoas invistam em uma perspectiva mais ampla e integrada do Marketing. É exatamente essa capacidade de antecipar tendências que faz de Administração de marketing o livro de referência da área em todo o mundo. De fato, ao conseguir se manter  sempre atualizado, acompanhando as mudanças no mercado e adaptando-se a elas, esta obra exerce uma das premissas básicas do marketing: a inovação constante.
A Bíblia do Marketing Digital
Autor: Cláudio Torres | Editora: Novatec
A Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para que o leitor possa entender como utilizar a Internet para os negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line. Aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia-a-dia. O livro foi escrito para ser aproveitado por todos que desejam utilizar a Internet para o crescimento de seus negócios, seja você um pequeno ou médio empresário, um executivo de uma grande empresa, um publicitário, um profissional de comunicação e marketing ou mesmo um estudante ou professor de cursos de comunicação, marketing e publicidade. Se você quer entrar de vez na revolução dos negócios através da Internet, este livro foi feito para você.
4° A Revolução Das Mídias Sociais
Autor: André Telles | Editora: M. Books
No Brasil, mais de 80% dos internautas participam de alguma mídia social. Nesse livro, você verá cases, conceitos, dicas, ferramentas, táticas e estratégias de como tirar proveito de cada uma delas e do conjunto delas. São definidos os diferentes tipos de mídias sociais de acordo com seu foco de atuação. Elas ganham cada vez mais importância a cada dia que passa. Mais do que isso, apontam a urgência de se desenvolver uma estratégia para a captação e utilização dessas poderosas redes. O livro ainda conta com um capítulo sobre marketing político digital e uma lista das principais referências digitais no Brasil e Portugal.
5° Os 8 P’s do Marketing Digital - O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital
Autor: Conrado Adolpho Vaz | Editora: Novatec
Os 8 P’s do Marketing Digital traz para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa. Mostra também, por meio de mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas, o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
6° Marketing Na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias
Autor: Martha Gabriel | Editora: Novatec
Este livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso. Leitura essencial e recomendada a profissionais de marketing, gestores empresariais e estudantes de MBA que desejam compreender o cenário complexo que tem se delineado, atuar nele e desenvolver estratégias de sucesso para seus negócios. As regras do jogo estão mudando e, para vencer, é preciso também mudar as estratégias.
7° Princípios de Marketing
Autor: Philip Kotler e Gary Armstrong | Editora: Pearson 
Alinhado com o que há de mais inovador, este livro trata o Marketing como uma filosofia que orienta a organização e direciona seus esforços tanto para a criação de valor para o cliente como para a captação de valor do cliente para a empresa. Baseado em um quadro conceitual de valor e relacionamento com o cliente, que traduz a essência do marketing atual, ele discute temas como construção e gerenciamento de marcas fortes e criadoras de valor, administração do retorno das ações para capturar valor em troca, domínio de novas tecnologias de marketing e marketing socialmente responsável. Como complemento aos assuntos abordados, a seção "Panorama brasileiro" apresenta casos novos e atuais, aproximando a teoria apresentada à nossa realidade.
8° Marketing Para o Século 21 - Como Criar, Conquistar e Dominar mercados
Autor: Philip Kotler | Editora: Ediouro
Marketing para o Século XXI traz todo o conhecimento de Kotler para os administradores do novo milênio. Por intermédio dos profundos ensinamentos de Kotler, você vai atualizar rapidamente seus conhecimentos sobre os novos desafios e oportunidades apresentados pela globalização e pelo aumento da competição. Neste livro de prosa agradável, você vai descobrir as últimas novidades sobre todos os novos campos do marketing, desde a conquista da fidelidade dos clientes até a construção do patrimônio de marca, passando pela influência da internet e do computador pessoal nos hábitos de compra. Dirigindo o planejamento de marketing para o atendimento de necessidades, e não para a venda de produtos, Kotler estabelece uma base mais científica para a tomada de decisões na área. Além disso, Marketing para o Século XXI traz as 14 questões mais freqüentes dos administradores ao longo de todos os seus anos como palestrantes.
9° Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações
Autor: Mitsuru Higuchi Yanaze | Editora: Saraiva
Gestão de Marketing: Avanços & Aplicações traz aos leitores uma nova visão do marketing, colocando como um princípio de trabalho eficaz, que envolve não somente o mercado externo, mas todos os níveis hierárquicos de uma empresa. O livro apresenta os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação, orientando sua aplicação prática de uma forma dedicada à busca constante do conhecimento e do equilíbrio de dois potenciais: o potencial operacional e de oferta da empresa, e o potencial de demanda e de capacidade aquisitiva dos segmentos de mercado almejados. Por meio de atividades propostas, os leitores poderão simular a prática do marketing em situações reais e incorporar os paradigmas de marketing efetivamente. Professores e profissionais de comunicação também encontram no livro uma excelente fonte das principais teorias sobre o assunto.

10° Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber
Autor: Philip Kotler | Editora: Campus Elsevier
Philip Kotler revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível, refletiu sobre esses princípios básicos, revendo questões, pensando sobre novas abordagens e informações, produzindo um livro que abrange os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual. Esse livro é indicado para profissionais de marketing ou leitores em geral que desejem atualizar seus conhecimentos sobre as idéias essenciais em marketing e conhecer o pensamento mais recente a respeito do marketing de alto desempenho.

Qual deles você vai ler primeiro?

8 de maio de 2012


IV Semana da Propaganda e Marketing 

“Quem tem medo das mídias sociais? Seguir, curtir, compartilhar.”

Hoje dia 08 de Maio, Confira as Oficinas que estarão sendo realizadas hoje á noite 
dás 19h30min ás 22h30min no CCESA: 

Oficina 01: “O Uso das Mídias Sociais na Publicidade”
Ministrante: Liziane Teixeira de Almeida – Graduada em Marketing e Propaganda, pós-graduanda em MBA em Marketing Digital e Projetos na Web. Atua como profissional de atendimento da POOL BRASIL Comunicação.
Local: Laboratório de Informática - CCESA

Oficina 02: “Direção de Arte: O outro lado da propaganda...”
Ministrante: Alexandre Caramori – graduado em Marketing e Propaganda – Unopar. Diretor de Produção da Rede Massa – Londrina.
Local: Laboratório de TV - CCESA                  

Oficina 03: “A fotografia e a Publicidade”
Ministrante: Flávio Menoli - Pós-graduado em fotografia pela UEL. Professor de fotografia de publicidade na pós-graduação em Fotografia pela UEL e professor convidado de Fotografia Odontológica na Unopar e na Uningá.
Local: Sala 310 - CCESA

Oficina 04: “Ferramentas Eficazes para o Planejamento de Mídia”
Ministrante: Marcelo José Lourenço – Coordenador Comercial da RPC-TV Londrina – Grupo GRPCOM.
Local: Auditório Nely Lopes Casali – CCESA

Atenção: Se você se inscreveu em algumas delas fique atento ao local que será realizado e horário, pois todas acontecerão no mesmo dia.

Amanha eu volto para mais informações sobre a semana de Marketing e Propaganda. Não percam!!
           





 Mais uma etapa na implantação da Agroindústria de Produtos Orgânicos no Trevo de Uraí

Na última sexta-feira - 27 de abril, alunos e a professora Thais Baccaro do curso de Marketing e Propaganda da UNOPAR visitaram a EMBRAPA/Soja de Londrina. Na oportunidade o pesquisador Dr. Marcelo Alvares de Oliveira da EMBRAPA recepcionou os alunos juntamente com os membros da APOL, presidente Lauro Tetsuo Okamura e sua esposa Issako Okamura e o coordenador administrativo da  entidade Valdemir José Batista.
A visita faz parte da parceria entre a APOL - Associação dos Produtores Orgânicos da Região de Londrina e a UNOPAR, que tem por objetivo desenvolver projeto de marketing para produtos orgânicos produzidos pelos agricultores associados à APOL, e que engloba o desenvolvimento de marca, embalagens e propaganda de uma linha de produtos derivados de soja orgânica que serão produzidos na agroindústria que está em processo de instalação na sede da APOL - BR 369, no trevo da cidade Uraí/PR.
 Vale ressaltar que o projeto da agroindústria de derivados de soja orgânica da APOL é desenvolvido em parceria com a EMBRAPA/Soja, Governo do Estado do Paraná através da Fundação Araucária e Prefeitura Municipal de Uraí. 
O empreendimento trará grandes benefícios a região norte do Paraná, propiciando o fortalecimento da cadeia produtiva de soja orgânica comumente realizada por agricultores familiares, contribuindo para a geração de emprego e renda, permanência e sucesso do homem do campo no campo, com agregação de valor ao produto e comercialização do mesmo na região, fomentando o comércio local, além de oferecer a sociedade produtos diferenciados, com alto valor nutricional e isentos de agrotóxicos e adubos químicos, produzidos com vistas à preservação ambiental.









Fonte: http://www.issovaidaroquefalar.blogspot.com.br/

4 de maio de 2012

Curso de Publicidade & Propaganda presente na EXPO Londrina 2012

O Curso de Publicidade & Propaganda da Unopar foi novamente convidado a participar da Via Rural EMATER, que em sua 20ª  edição, visa contribuir  no desenvolvimento sustentável da realidade do campo paranaense, destinada  aos agricultores familiares, produtores rurais e público urbano, durante a 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. 
 
Foi disponibilizado espaço físico na Unidade Didática “Empório do Agricultor” - Projeto "Eu Acredito" para divulgação dos resultados dos trabalhos realizados pela Agência Escola do Curso em parceria com a EMATER durante o ano de 2011.
 
No “Empório do Agricultor”, produtores rurais já atendidos estiveram divulgando seus produtos. Além disso, antes do início da Expo, a Agência Escola prestou serviços de treinamento para atendimento e padronização da identidade visual dos expositores, elaborando material de divulgação que está sendo utilizado durante a Via Rural Emater.









“Quem tem medo das mídias sociais? Seguir, curtir, compartilhar.” 

Em sua quarta edição, a Semana da Propaganda e Marketing terá como temática “Quem tem medo das mídias sociais? Seguir, curtir, compartilhar.” que tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre este tema tão emergente e atual por meio de palestras com professores e profissionais de sucesso no mercado nacional, bem como debates com alunos egressos da Instituição que se destacam em suas áreas de atuação. O evento é aberto à comunidade externa e inclui oficinas nas áreas de: direção de arte; fotografia; mídias sociais; e ferramentas para o planejamento de mídia. Todas as atividades propostas visam alinhar a formação promovida nos cursos de graduação à realidade mercadológica atual, assim como possibilitar o estreitamento das relações acadêmicas e o mercado regional.

Público-Alvo: Alunos dos Cursos de Publicidade & Propaganda, Marketing & Propaganda e áreas afins, egressos, empresários, publicitários e profissionais das áreas de Publicidade, Propaganda e Marketing de Londrina e região.

4 de junho de 2011

Endomarketing como Ferramenta para os Gestores


Diretamente ligado à comunicação interna, o endomarketing alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, considerando que "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto fazê-lo para o cliente. Significa tornar o funcionário aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com seu desempenho.
Endomarketing é uma ação do marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno, com o intuito de melhor atender aos clientes externos. A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência. É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação. Só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmônico no qual todos compartilham do mesmo senso de direção e de prioridades.
Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.
O Endomarketing surge também da necessidade que as empresas e empresários tinham em trazer para perto de si seus funcionários, fazendo com que estes pudessem participar mais ativamente do processo de decisão empresarial. É a partir daí que surge a idéia de cliente interno.
Esta proximidade para com o cliente interno fará com que este se torne muito mais íntimo do processo de gestão e decisão empresarial e fará com que ele ganhe uma dose de motivação e auto-estima, sentimentos que podem ser decisivos para a realização de um trabalho eficiente e eficaz.

Marli Diterick

18º Festival mundial de Gramado de 31 de agosto, 01,02 e 03 de setembro. Onde está a Idéia?


Terceiro maior evento do mundo na área em número de participantes e o maior da América Latina, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado fez história no Brasil desde sua primeira edição, em 1975, atravessando em seguida fronteiras como evento latino-americano, para ganhar na sua continuidade expressão mundial.   Idealizado com a proposta de discutir e analisar o segmento publicitário, passando por temas de interesse de profissionais, agências e mercado, nasceu sob o selo de Seminário. 

Em 2011 o festival estará na 18ª edição e será realizado nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro com um tema intrigante: “ONDE ESTÁ A IDEIA?” O evento envolve conferencistas, palestrantes e painelistas renomados, focados na premiação, no debate, visando traduzir em alto e bom tom a bandeira de sua internacionalização, regada pelo profissionalismo que deverá posicionar mais uma vez o Festival como um dos melhores do mundo.

Na transpiração ou na inspiração? No mundo digital ou tradicional? Na experiência ou na intuição? No individual ou no coletivo? Na forma ou no conteúdo? No mundo de hoje, fragmentado e com múltiplas plataformas de comunicação, muitas são as fontes para se buscar respostas, provocar reações e gerar impacto. Mas onde estão as idéias? 

O 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado será uma oportunidade para pensar, refletir e interagir. Neste ano contará com profissionais qualificados de grande influência no mercado como:
  
Mário D’Andrea – JWT
Lucas Mello – LiveAD
Leo Xavier – Pontomobi
Dado Schneider – Palestrante
Márcio Callage – Olympikus
Tiago Pinto – Nike
Paulo Zilliotto – Adidas
Eduardo Sirotsky Melzer – RBS
João Daniel Tikhomiroff – Mixer

Inscrições:


Até 30/06
Estudante: 205,00
Profissional: 260,00

Até 31/07
Estudante: 240,00
Profissional: 300,00

Até 31/08
Estudante: 260,00
Profissional: 330,00

Os Hotéis em Gramado já estão esgotando suas reservas devido à grande procura antecipada pelos participantes do evento. Então, programe sua viagem e não perca o festival!
As inscrições podem ser feitas pelo site www.festivalgramado.com.br

Fonte: http://www.festivalgramado.com.br/

Aline Soncini

3 de junho de 2011

Aumentam os investimentos no uso da Internet como mídia




Em virtude do crescente número de usuários no mundo todo e do grande impacto exercido na sociedade em geral, a internet tem se despontado como uma poderosa ferramenta de comunicação para a divulgação de produtos, serviços, promoções, imagem da marca, serviços pós-vendas e ferramentas de relacionamento com o cliente.
A Internet proporciona não só a busca de informações específicas, mas é capaz de atrair e prender a atenção do internauta possibilitando um grande número de transações comerciais, por exemplo, ao permitir que o usuário efetue compras por meio dos shoppings eletrônicos. Ultimamente é vista pelos profissionais de marketing como mídia interativa e novo meio de promover marcas, produtos e serviços.
No período de 1995 a 2000, a Internet já mostrava os primeiros sinais de crescimento e peso para a economia brasileira com aumento de investimento no setor de telecomunicações em R$ 20 bilhões e do faturamento das empresas de informática em R$12,1 bilhões. Isto ocorreu devido ao aumento de usuários, crescimento do comércio eletrônico, autos investimentos no setor de telecomunicações e aumento de anúncios na Web por parte do mercado publicitário.
Em 2007, um estudo qualitativo da TNS InterScience apontou um crescimento exponencial de uso da Internet no Brasil: 30 % da população, o que representa aproximadamente 54 milhões de pessoas, sendo que destes são 18 milhões de usuários domiciliares contra 5 milhões em 2000.
O estudo revela ainda o aumento de propaganda na Internet, uma vez que alcança um número maior de potenciais consumidores, principalmente os jovens. A sua participação total de investimento no setor de veículos de comunicação chegou, no segundo trimestre de 2011, em 4,7% no total de investimentos, ficando em quarto lugar atrás apenas da televisão, jornal e revista. Hoje a internet é a segunda maior mídia de massa nacional e é por isso que ela tem recebido maiores investimentos.

Mayara Schiavinato